Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador. Para mais informações de como a Santo Antônio Energia trata seus dados leia a nossa Política de Privacidade.
Pesquisa & Desenvolvimento
Como a primeira hidrelétrica de grande porte construída na Região Amazônica, a Santo Antônio Energia reconhece sua importância na geração de energia limpa e renovável, bem como sua responsabilidade socioambiental para com a região de Rondônia. Por isso entende que o investimento em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é fundamental para promover soluções que otimizam procedimentos e trazem benefícios, permitindo que a inovação seja um pilar não só para a Hidrelétrica Santo Antônio, mas também para o setor elétrico de todo o país.
Com caráter tecnológico inédito e por ser localizada em plena Bacia Amazônica, a Hidrelétrica Santo Antônio desenvolveu e implantou seu Programa de P&D de acordo com os temas Operação de Sistemas Elétricos e Meio Ambiente e definiu áreas de concentração que nortearam os investimentos:
GB – Gestão de Bacias e Reservatórios
MA – Meio Ambiente
SE – Segurança
PL – Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica
OP – Operação de Sistemas de Energia Elétrica
SC – Supervisão, Controle e Proteção de Sistemas de Energia Elétrica.
Entenda o programa
A distribuição dos investimentos em P&D
Em conformidade com o disposto no artigo 4º da Lei 9.991/2000, os investimentos em P&D foram distribuídos do seguinte modo:
40%
– Recursos recolhidos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT
20%
– Recursos recolhidos diretamente ao Ministério de Minas e Energia – MME
40%
– Execução dos projetos de P&D pela gestão da empresa e
regulados pela Aneel