img

Início / Você sabia que existe diferença entre os peixes dos rios e os peixes do mar?

Você sabia que existe diferença entre os peixes dos rios e os peixes do mar?

Os peixes de água doce, em geral, são menores e possuem maior concentração de líquido no corpo porque absorvem mais água. Por isso, a carne é mais gordurosa e, em geral, com “sabor de terra” mais acentuado.

As maiores espécies de peixes de água doce são os pirarucus, que podem pesar até 200 quilos e atingir 3 metros, e a piraíba, que pode pesar 300 quilos e atingir 2,5 metros. Ambos são naturais da região amazônica.

Já os peixes de água salgada são mais ativos e coloridos. O alto teor de sais na água leva a uma menor concentração de água no corpo. Por este motivo, o peixe do mar é mais salgado, embora a carne seja mais leve que a do peixe de água doce.

No litoral brasileiro, o maior peixe de água salgada é o tubarão baleia que, em média, mede 12 metros e pesa 12 toneladas!

Um fato  interessante é que o peixe de água salgada não pode viver na água doce porque os líquidos que circulam em seu corpo têm quase a mesma quantidade de sais da água do mar. Ele absorverá tanta água, que inchará e poderá até explodir. Por outro lado, se um peixe de água doce for colocado no mar, ele perderá líquido até ficar desidratado.

plugins premium WordPress