Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador. Para mais informações de como a Santo Antônio Energia trata seus dados leia a nossa Política de Privacidade.
Início /
Santo Antônio Energia participa do 1º evento internacional da Rede Zooplâncton Neotropical Brasil
Os resultados consolidados ao longo de 14 anos de monitoramento no reservatório da Hidrelétrica foram apresentados no I Simpósio de Zooplâncton Neotropical
A Santo Antônio Energia participou do I Simpósio de Zooplâncton Neotropical, realizado na Universidade Federal de São Carlos, na cidade de São Carlos (SP), nos dias 28, 29 e 30 de agosto.
A equipe do Programa de Monitoramento Limnológico da Hidrelétrica apresentou os resultados consolidados ao longo de 14 anos (de 2009 a 2023) de estudos sobre as espécies de zooplanctons encontradas no ecossistema do rio Madeira na área de influência da Hidrelétrica Santo Antônio.
Os zooplanctons são microcrustáceos que, por fazerem parte da base da cadeia alimentar do ecossistema aquático, são fundamentais para manter em equilíbrio as características e a biodiversidade do rio Madeira.
Conclusões do estudo
Segundo Dario Pires, biólogo responsável pelo Programa de Monitoramento na Hidrelétrica e doutor em Biofísica Ambiental, os estudos têm demonstrado que a dinâmica da comunidade de zooplâncton monitorada na área de influência da Hidrelétrica Santo Antônio, se manteve praticamente sem alterações, sendo relativamente menores quando comparadas com os grandes reservatórios de acumulação da região Amazônica.
As variações observadas se devem às diferenças entre os períodos hidrológicos e às diferenças interanuais em função da vazão do rio Madeira, que apresenta períodos bem definidos de cheia e de seca ao longo do ano.
Os estudos comparativos ao longo dos 14 anos de monitoramento também demonstraram que as pequenas alterações se deram em trechos do reservatório e proporcionaram ainda um melhor desenvolvimento dos indivíduos de zooplanctons, mantendo a biodiversidade com uma elevada riqueza de espécies.
“Esse é um dos monitoramentos constantes no reservatório da Hidrelétrica. Acompanhar as características e dinâmicas destas espécies na região é importante para produção de conhecimento científico sobre o ecossistema amazônico, demonstrando a manutenção da biodiversidade das espécies na bacia do rio Madeira”, completa Dario Pires.
O Simpósio
O I Simpósio de Zooplâncton Neotropical é o primeiro evento técnico-científico internacional organizado pela Rede Zooplâncton Neotropical Brasil e reuniu pesquisadores nacionais e internacionais para apresentarem as mais recentes descobertas sobre zooplanctons no Brasil.