Início / Santo Antônio Energia inicia a última etapa da implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE)

Santo Antônio Energia inicia a última etapa da implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE)

Ação é preventiva e atende à Lei Federal para empresas que possuem barragens no país; A hidrelétrica Santo Antônio é considerada pelo órgão regulador como barragem de nível baixo de risco

 

A Santo Antônio Energia, empresa controlada por Eletrobras Furnas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Velho e a Defesa Civil Municipal, realizará de 14 a 17 de dezembro a última etapa da implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE), que define os parâmetros de prevenção e ação relativos à segurança da barragem da hidrelétrica.

Nesta fase, as comunidades que integram a região denominada como Zona de Autossalvamento (ZAS) vão participar de simulados de evacuação. Durante o simulado, haverá sirenes reproduzindo os alarmes sonoros para que a população dos bairros localizados abaixo da barragem e áreas próximas se direcionem pelos caminhos seguros (Rotas de Fuga) até os pontos de encontro.

 

A Santo Antônio ressalta que a implantação do PAE não está ligada a riscos na barragem da hidrelétrica, mas sim ao cumprimento da Lei Federal 14.066/2020, que estabelece as regras para a prevenção e a segurança da barragem. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) classifica a barragem da Hidrelétrica Santo Antônio como nível baixo de risco.

“Sempre esteve na cultura da Santo Antônio Energia a segurança e a prevenção. Com a chegada da etapa final do PAE, estamos reforçando ainda mais esses processos”, diz o Gerente de Engenharia, Fernando Dornelas de Almada.

 

Como serão os Simulados

Ao todo, serão realizados diversos simulados entre os dias 14 e 17 de dezembro. Técnicos da Santo Antônio Energia e da Defesa Civil de Porto Velho estão visitando os imóveis das localidades previstas para os Simulados, distribuindo materiais informativos e orientando os moradores sobre datas e locais onde serão realizados os simulados.

A população pode ficar tranquila. Durante os simulados, voluntários vão estar nos locais orientando e indicando o percurso até o Ponto de Encontro mais próximo. A participação não é obrigatória, mas é essencial para construção da cultura de segurança no município. Nos Pontos de Encontro haverá equipes de apoio, ações voluntárias e até espaço destinado aos animais de estimação.

 

Operacionalização do PAE

Com o apoio da população local, na 1ª etapa de instalação do PAE, no primeiro semestre deste ano, foi possível cadastrar cerca de 90% dos imóveis previstos. Foram 3.500 imóveis, entre residências, comércios, prédios públicos, escolas e patrimônios históricos localizados ao longo de 10 quilômetros abaixo da barragem da Hidrelétrica Santo Antônio, em regiões de Porto Velho próximas às margens do rio Madeira.

A partir do cadastramento, foi realizado um estudo acústico e um plano técnico para determinar a instalação das torres de sirenes e definição das rotas de fuga.  Na 2ª Etapa do PAE, entre setembro e novembro deste ano, 19 torres de sirenes de alerta e mais de 270 placas sinalizadoras foram instaladas na ZAS. As placas possuem indicações de rotas de fuga e pontos de encontro seguros E algumas tem um QR Code com informações e orientações de como proceder em caso de uma possível emergência.