img

Início / Pesquisas realizadas pela Santo Antônio Energia no rio Madeira são compartilhadas com estudantes de Porto Velho

Pesquisas realizadas pela Santo Antônio Energia no rio Madeira são compartilhadas com estudantes de Porto Velho

O Programa de Monitoramento da Qualidade da Água do rio Madeira e de seus afluentes, realizado pela Santo Antônio Energia desde 2009, deu origem a um documentário produzido pela empresa, que está sendo apresentado nas universidades de Porto Velho. O objetivo é compartilhar o conhecimento adquirido pela concessionária com os estudantes, possibilitando aprendizado e reflexão sobre as ações desenvolvidas.

Esta semana, o documentário foi apresentado para estudantes de Biologia da Fimca (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) que, depois de assistirem ao vídeo, esclareceram dúvidas com o biólogo da Santo Antônio Energia, Dario Pires, que é doutor em Biofísica Ambiental.

A professora de Botânica da Fimca, Priscilla Prestes, aprovou a iniciativa. “Muitas metodologias que explicamos em sala de aula puderam ser vistas no documentário. Está sendo muito enriquecedor este compartilhamento de conhecimento ”, salientou,

O Monitoramento da Qualidade da Água é feito em um trecho de 300 quilômetros, do reservatório da hidrelétrica até o lago do Cuniã, com a mediação dos níveis de oxigênio, ph (acidez), turbidez, condutividade elétrica, temperatura, metais, nutrientes, coliformes e as comunidades de fitoplâncton e zooplâncton, que são pequenas algas e crustáceos, respectivamente. Desde a implantação da hidrelétrica, os estudos não constataram nenhuma alteração que comprometa a qualidade da água do rio Madeira. O monitoramento continuará a ser realizado por toda a vida útil do reservatório.

plugins premium WordPress