Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador. Para mais informações de como a Santo Antônio Energia trata seus dados leia a nossa Política de Privacidade.
Início /
Monitoramento com radar aerotransportado é apresentado em congresso mundial
Os trabalhos de monitoramento remoto realizados pela Santo Antônio Energia com a utilização de um radar acoplado em um avião foram apresentados esta semana em um dos eventos de sensoriamento remoto mais importantes do mundo. O Igarss 2015 (International Geoscience and Remote Sensing Symposium) está ocorrendo até hoje (31 de julho) em Milão, na Itália, apresentando para a comunidade científica e para acadêmicos da área as novidades e tendências futuras relacionadas ao sensoriamento remoto.
O coordenador de cartografia da concessionária, João Bosco Nogueira Junior, participou do fórum com uma apresentação que divulga as metodologias desenvolvidas para o uso do radar aerotransportado (da empresa Bradar, do grupo Embraer Defesa & Segurança) no monitoramento de áreas da concessionária inacessíveis nas vistorias terrestres e fluviais, incluindo o terreno sob a floresta. Com esta metodologia, é possível detectar atividades clandestinas, como desmatamentos na Área de Preservação Permanente, invasões de terras e queimadas.
A Santo Antônio foi a primeira hidrelétrica do mundo a usar o radar aerotransportado para este tipo de ação. “É com muita satisfação que representamos a Santo Antônio Energia neste evento de repercussão internacional. Ficamos muito felizes pelo trabalho ter sido aceito no simpósio, o que mostra o reconhecimento da comunidade científica com relação a todos os estudos inovadores e metodologias pioneiras que estamos desenvolvendo e executando nesta área”, declara o cartógrafo.