Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador. Para mais informações de como a Santo Antônio Energia trata seus dados leia a nossa Política de Privacidade.
Início /
Livro apresenta breves histórias sobre Porto Velho
A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e o rio Madeira são apontados como os principais ícones de Porto Velho pelos 13 personagens do livro ‘Breves Histórias – Porto Velho 100 anos’ lançado pela Santo Antônio Energia. A edição especial e limitada faz parte das homenagens da Hidrelétrica Santo Antônio à capital rondoniense, que ano passado comemorou seu primeiro centenário.
Os textos foram baseados em entrevistas realizadas pela jornalista Marcela Ximenes, que ouviu historiador, jornalista, médico, ex-ferroviário, professora, guia de turismo, além de políticos. “Cada um fala de suas lembranças de Porto Velho, o que marcou mais, a sua relação com a cidade. São muitas experiências interessantes”.
Muitas histórias se confundem com a própria história de Porto Velho, como a do guia turístico João Ribeiro, que presenciou a chegada do 5º Batalhão de Engenharia e Construção, e a do ex-ferroviário Lord Brown cujo pai morreu trabalhando na lendária Madeira-Mamoré.
“O livro é uma homenagem merecida que decidimos fazer pelos 100 anos de Porto Velho, através de personagens que contribuem de uma forma ou de outra para a história da cidade”, destaca o diretor de Comunicação Corporativa da Santo Antônio Energia, Paulo Damião.
‘Breves Histórias’ tem apresentação do professor e historiador Aleks Palitot e entrevistas com o economista Anísio Gorayeb, o engenheiro Antônio Marrocos, o administrador César Zoghbi, o taxista Chiquinho, o jornalista Euro Tourinho, diretor do jornal Alto Madeira, o ator e jornalista Geovani Berno, o guia turístico João Ribeiro Nogueira, o ex-ferroviário Lord Brown, a professora Marilis Damasceno, o médico Samuel Castiel e a professora e historiadora Yêdda Borzacov.
Exemplares do livro serão distribuídos para as bibliotecas públicas, de escolas, universidades, além do público de relacionamento da empresa.