Início / Laboratório de Informática comunitário é instalado com apoio da Santo Antônio Energia

Laboratório de Informática comunitário é instalado com apoio da Santo Antônio Energia

 

Ao todo, 13 estações completas de trabalho foram doadas para montar o espaço que atenderá moradores do bairro Ronaldo Aragão e região

 

O projeto da Fundação “Lar de Eurípedes” de instalar um Laboratório de Informática comunitário no bairro Ronaldo Aragão acaba de se tornar realidade. A Santo Antônio Energia, empresa controlada por Eletrobras Furnas, doou todos os equipamentos necessários e as três primeiras turmas do curso profissionalizante de Informática gratuito para jovens e adultos da comunidade começaram esta semana.

As 13 estações de trabalho profissionais, compostas por computador desktop já instalado sistema operacional Windows 7, monitor Led de 23 polegadas, mouse óptico USB e teclado já estão instaladas e funcionando.

 

 

“O curso de informática é fundamental não só como uma oportunidade de profissionalização, mas no tempo que os jovens passam aqui, buscamos mostrar a eles novas perspectivas de vida. Há mais de três anos sonhávamos com esse projeto. E com o apoio da Santo Antônio Energia conseguimos o mais difícil, os equipamentos, e nosso sonho se tornou realidade”, comemora Dulcineia Capelasso, presidente da Fundação Espírita Eurípedes Barsanulfo – FUNEEB (“Lar de Eurípedes”) que desde 1989 realiza ações filantrópicas para moradores em situação de vulnerabilidade social do bairro Ronaldo Aragão.

Os alunos do projeto também comemoram a conquista da comunidade. As adolescentes Tainá Silva e Ezali Feliciano, ambas de 12 anos, estão empolgadas para iniciar o novo aprendizado. “Hoje em dia para tudo é necessário saber usar o computador e eu nunca usei um. Além de aprender coisas novas que sejam úteis para o meu futuro, espero que essa novidade me ajude a ter mais disciplina e dedicação aos estudos”, contou Ezali.

 

 

Para Caio Pompeu, presidente da Santo Antônio Energia, esta é mais uma oportunidade para a companhia realizar ações concretas, que proporcionem desenvolvimento para a comunidade onde a Hidrelétrica está instalada.

“O valor do quanto esses equipamentos irão beneficiar a comunidade vai muito além da doação que pudemos realizar neste momento. Serão centenas de jovens e adultos que poderão usufruir dessa oportunidade, agregar conhecimento e valor para competirem por vagas no mercado de trabalho. E os cursos contemplam uma carga horário de 80 horas com aulas práticas e teóricas, além de emissão de certificado”, destacou Pompeu.

A Fundação Lar Eurípedes atua a mais de 30 anos na comunidade e é auditada pelo Ministério Público de Rondônia. O trabalho realizado pelos cerca de 40 sócios mantenedores atende aproximadamente 250 famílias com doação de cestas básicas, encontros semanais de acolhimento terapêutico e atendimento em saúde básica, atividades pedagógicas, aulas de dança e reforço escolar.