Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador. Para mais informações de como a Santo Antônio Energia trata seus dados leia a nossa Política de Privacidade.
Início /
Cruzando o rio Madeira
O rio Madeira é um dos principais do Brasil e o mais longo e importante afluente do rio Amazonas. Ele começa na Cordilheira dos Andes e é formado por três rios andinos: Beni e Mamoré, em território boliviano, e Madre de Dios, no Peru.
Ele chega ao Brasil por Rondônia e atravessa o estado do Amazonas no percurso até a foz. Na margem direita, seus principais afluentes são os rios Ribeirão, Mutum-Paraná, Jacy-Paraná, Jamari e Machado. Já na margem esquerda, os principais afluentes são os rios Abunã, Ferreiros, José Alves, São Simão e o igarapé Cuniã.
Apenas no Brasil ele é chamado de Madeira – nome que surgiu por causa das águas barrentas que, nos períodos de cheia, carregam troncos e árvores inteiras que são arrancadas de suas margens. Porém, para os índios, o nome do rio é Cuyari – que no idioma quéchua significa amor.