Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador. Para mais informações de como a Santo Antônio Energia trata seus dados leia a nossa Política de Privacidade.
Início /
ARQUEOLOGIA – Conhecendo como viviam os antepassados
Para a implantação de grandes empreendimentos, é preciso a realização de estudos arqueológicos para verificar se no local onde será feita a construção há vestígios de civilizações que viveram naquele lugar. Antes da construção da Hidrelétrica Santo Antônio e da formação do reservatório, a Scientia Consultoria, empresa especializada em arqueologia, fez o estudo em toda a área, encontrando 58 sítios arqueológicos, sendo 43 pré-coloniais e 15 sítios históricos.
Por se tratar de uma área próxima de um curso de água (o rio Madeira) e de cachoeira (a de Santo Antônio), já era esperado que fossem encontrados vestígios da presença humana – possivelmente povos indígenas – que viveram na região há milhares de anos. Também foram encontradas gravuras em pedras que hoje estão submersas. Essas gravuras foram fotografadas e copiadas por um sistema de decalque e estão guardadas no laboratório da Scientia Consultoria.
Foram encontrados milhares de fragmentos de cerâmica, além de urnas funerárias. Todo este acervo, no futuro, será exposto em um local que permitirá a visitação pública. Além do legado representado pelos achados arqueológicos e paleontológicos (ossos de bichos que viviam na região) foi criado o curso de Arqueologia pela Universidade Federal de Rondônia, preparando esta mão de obra especializada – que não existia em Rondônia – para atender a legislação que determina as pesquisas precedendo as grandes obras.