Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador. Para mais informações de como a Santo Antônio Energia trata seus dados leia a nossa Política de Privacidade.
Início /
Amigos do Rio despertam consciência ambiental em alunos de escolas ribeirinhas
Difundir a consciência ambiental entre crianças e adolescentes sobre boas práticas para a preservação da fauna local nas comunidades ribeirinhas é o objetivo da campanha Amigos do Rio, que a Hidrelétrica Santo Antônio promoveu para os alunos de duas escolas em Jacy-Paraná, distrito de Porto Velho, e escolas dos reassentamentos construídos pela concessionária Santo Antônio Energia.
Usando palestra, uma peça de teatro e a distribuição de cartilha ilustrada com alguns animais bem conhecidos das comunidades, e que correm risco devido a práticas equivocadas como jogar lixo nos rios e igarapés, a mensagem é difundida.
Tartarugas da Amazônia, tracajás, botos, ariranhas, lontras, jacaré-açu e jacaré-tinga são os bichos cujos hábitos de vida e de procriação são citados na cartilha e que ajudam as crianças a levarem a seus pais e familiares os cuidados que devem ter para preservar a fauna. “As crianças vão chegar em casa e falar com os seus pais que eles não devem retirar todos os ovos dos ninhos das tartarugas, por exemplo, porque essa ação pode comprometer a sobrevivência da espécie”, explica Dina Borges, da ONG CPPT-Cuniã, contratada pela Santo Antônio Energia para execução dos Programas de Comunicação Social e Educação Ambiental da hidrelétrica.
Três atores da companhia de teatro Diz Farsa representam uma estudante (Carina Tainá) que vai pesquisar sobre os bichos da Amazônia, o Boto (Henrique Jaqueira), que entra em cena enrolado em uma rede de pesca e de lixo e a Tartaruga (Kelvin Ribeiro), narrando que não consegue nadar nas águas poluídas dos rios.
As crianças interagem com o palestrante e com os atores e se mostram dispostas a levar para casa o que aprenderam, como conta a estudante do 3º ano da escola municipal Joaquim Vicente Rondon, de Jacy-Paraná, Tainara Gomes de Souza, de 10 anos. “Achei muito legal e aprendi para não jogar lixo nos rios nem comer todos os ovos de tartarugas”.
A professora Wanuzia da Silva Tico vai usar o tema da peça teatral no trabalho de Ciências que ela vai aplicar para as turmas em que leciona. “Esse é um trabalho de motivação para que as crianças falem com os pais, tios, avós, sobre o que aprenderam aqui na escola com essa campanha. Vou aplicar um trabalho sobre preservação ambiental para os meus alunos”.
TEATRO
O grupo teatral Diz Farsa existe há dez anos e montou outras peças que têm o foco na conservação do meio ambiente, como destaca o diretor do grupo, Junior Brum. “Mapí e Curupira e o Caso do Saco Plástico” e “Bicho Homem na Floresta” foram os trabalhos que antecederam à atual peça “Amigos do Rio”.
A campanha já foi apresentada nas escolas Cora Coralina e Joaquim Vicente Rondon, ambas no distrito de Jacy-Paraná; também nas escolas Flor do Cupuaçu (reassentamento Santa Rita); Engenho do Madeira (Novo Engenho Velho); escola Riacho Azul (Riacho Azul); e Antônio Augusto Vasconcelos (Vila Novo Teotônio).
A campanha será estendida também aos pescadores e acontecerá dia 20 de novembro, no Centro Comunitário do Parque dos Buritis, no distrito de Jacy-Paraná.