Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador. Para mais informações de como a Santo Antônio Energia trata seus dados leia a nossa Política de Privacidade.
Início /
Acervo arqueológico resgatado durante a construção da Hidrelétrica Santo Antônio estará na exposição “Arqueologia e Diversidades”
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) inaugurou na manhã desta terça-feira, 27, o novo prédio da Reserva Técnica Arqueológica do Departamento de Arqueologia (DARQ), com a abertura da exposição “Arqueologia e Diversidades”. A exposição busca fomentar a preservação e a gestão do patrimônio arqueológico, promovendo uma imersão na diversidade cultural que marcou a história do rio Madeira ao longo dos séculos.
O novo prédio da Reserva Técnica Arqueológica foi entregue em 2021, e tem como o objetivo subsidiar as condições de guarda definitiva da coleção arqueológica das Usinas Hidrelétricas do Rio Madeira (Jirau e Santo Antônio), além de contribuir para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão das coleções arqueológicas abrigadas nesse novo espaço. A construção desse edifício foi realizada por meio de termo de cooperação técnica entre a Santo Antônio Energia, Energia Sustentável do Brasil, UNIR, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Advocacia Geral da União (AGU).
Entre os objetos expostos estão os itens da coleção de mais de 390 mil artefatos catalogados, como vasos de cerâmica, instrumentos e adornos produzidos por indígenas e peças da época da instalação da ferrovia Madeira-Mamoré, que foram encontrados durante a construção da Hidrelétrica Santo Antônio. Os objetos representam 15 sítios arqueológicos do período colonial e republicano e 43 sítios do período pré-colonial.
“Essa parceria entre as entidades ressalta a importância do cuidado com o patrimônio histórico e cultural de Porto Velho e da região. Além de apoiar a construção do prédio e a entrega dos artefatos arqueológicos, a Santo Antônio Energia investiu na preservação do patrimônio histórico e estabeleceu parcerias com a universidade e instituições para o desenvolvimento sustentável da região amazônica e o resgate e preservação da nossa história,” descreve o diretor de Operações da Santo Antônio Energia, Dimas Maintinguer.
A exposição “Arqueologia e Diversidades” estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h e das 14 às 17h, no prédio da Reserva Técnica Arqueológica do Departamento de Arqueologia (DARQ), localizada no campus da Unir, BR-364, Km 9,5, Porto Velho – RO.