img

Início / Energia Limpa / Grupos Geradores

Grupos Geradores

As 50 turbinas da Hidrelétrica Santo Antônio estão distribuídas em quatro Grupos Geradores, local destinado aos equipamentos eletromecânicos responsáveis pela produção de energia.
Entenda:

Grupo gerador 1

Construído na margem direita do rio, foi o primeiro a entrar em operação, com 8 unidades de turbina.

Grupo gerador 2

Localizado na margem esquerda do rio, possui 12 turbinas.

Grupo gerador 3

Localizado na margem esquerda do rio, possui 12 turbinas.

Grupo gerador 4

Instalado no leito do rio, conta com 18 turbinas, sendo 6 delas exclusivas para abastecer o sistema Rondônia-Acre

A Hidrelétrica Santo Antônio está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de uma linha de transmissão em alta tensão e de corrente contínua (de 525kV) que atravessa 5 Estados e 90 municípios (da cidade Porto Velho à cidade de Araraquara), cuja extensão totaliza 2.400 km e é considerada uma das mais longas do mundo. Tudo isso para beneficiar as cinco Regiões do Brasil.

Além disso, uma outra linha (de 230kV), é dedicada para o sistema Acre-Rondônia, aumentando a quantidade, a qualidade e a confiabilidade da energia elétrica disponível e colaborando para o aquecimento da atividade econômica na região.

Subestação de Araraquara

É por meio dela que o Sistema Interligado Nacional (SIN) recebe a energia gerada pela Hidrelétrica Santo Antônio e a redistribui para todo o país.

Sistema Acre-Rondônia

Seis turbinas da usina possuem geração dedicada para o atendimento dos dois estados, com capacidade para cerca de 40% da demanda de ambos.

plugins premium WordPress