img

Início / Um rio que integra a vida

Um rio que integra a vida

dia04_053O escritor paraense Leandro Tocantins, em sua obra mais conhecida, “O rio Comanda a vida”, escreveu que “O rio, sempre o rio, unido ao homem, em associação quase mística, o que pode comportar a transposição da máxima de Heródoto para os condados amazônicos, onde a vida chega a ser, até certo ponto, uma dádiva do rio, e a água uma espécie de fiador dos destinos humanos.

E é essa dádiva, a que o autor se refere, que a Hidrelétrica Santo Antônio reconhece no rio Madeira, onde está instalada e onde transforma a força das águas – que descem dos contrafortes do Andes – em energia elétrica para milhões de brasileiros.

A importância  do rio Madeira foi conhecida, no início, pelos povos que habitavam a região, que dele tiravam seu sustento. Depois vieram os europeus, que faziam de suas águas estradas, por onde transportavam ouro, ervas do sertão e alimentos. Hoje a relevância do rio, que também serve de fronteira entre o Brasil e a Bolívia, aumentou com a construção das hidrelétricas e que ainda serve de hidrovia para chegada e escoamento de produtos e grãos.

plugins premium WordPress
Santo Antônio Energia
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador. Para mais informações de como a Santo Antônio Energia trata seus dados leia a nossa Política de Privacidade.