Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador. Para mais informações de como a Santo Antônio Energia trata seus dados leia a nossa Política de Privacidade.
Início /
Pedra Fundamental da Escola Casa Familiar Rural “Zilda Arns”será lançada em fevereiro
Ainda neste mês de fevereiro será realizada a solenidade para o lançamento da pedra fundamental para a construção da Escola Casa Família Rural “Zilda Arns”, que atenderá a comunidade do Projeto de Assentamento “Flor do Amazonas”, no município Candeias do Jamari, distante 20 quilômetros da capital Porto Velho. O evento está sendo agendado pelo Governo do Estado e a data será confirmada nos próximos dias, prevendo as presenças da presidente do Incra e do ministro do Desenvolvimento Agrário.
A Casa Familiar Rural (CFR) foi criada por padres na França entre 1885 e 1907. Aqui no Brasil o conceito chegou em 1974, no Paraná, oferecendo aos jovens do meio rural formação técnica e profissional em período integral, e ainda possibilitando o desenvolvimento do sentido de comunidade, espírito associativo e cooperativo. A Casa Familiar funciona em regime de alternância, ou seja, no período em que o aluno está na casa ele aprende sobre agricultura, pecuária, comercialização dos produtos, marketing, entre outros conceitos. Quando o jovem volta para sua família, ele aplica em sua propriedade rural os conhecimentos adquiridos e ainda recebe a visita de monitores que analisam se tudo está sendo colocado em prática da forma correta.
A CFR será construída pela Santo Antônio Energia com recursos do subcrédito social obtido junto ao BNDES. A casa ficará localizada em um terreno em Candeias do Jamari, cedido pelo Incra e a Prefeitura oferecendo o curso médio integrado, e receberá jovens da região que se tornarão técnicos em Agropecuária. A expectativa é de que as obras de construção da Casa Familiar Rural comecem ainda neste ano.