img

Início / Marechal Rondon é tema de exposição permanente do novo Centro de Memória Indígena e Memorial Rondon

Marechal Rondon é tema de exposição permanente do novo Centro de Memória Indígena e Memorial Rondon

 

Aconteceu nesta quinta-feira a inauguração do Centro de Memória Indígena, com a abertura da exposição permanente “Rondon, o Marechal da Paz”. A exposição faz homenagem ao militar e sertanista brasileiro Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, responsável pela construção da linha telegráfica que ligava Cuiabá a Santo Antônio do Madeira, em 1915. A inauguração da exposição agora em 2015 tem um significado especial já que Rondon completaria 150 anos. Neste ano comemora-se também o centenário de conclusão da linha telegráfica.

 

Ator representando o Marechal

Ator representando o Marechal

 

A inauguração do conjunto de prédios contou com as presenças de descendentes do marechal Rondon. Representando a Santo Antônio Energia, frei Phillip Machado destacou que aquele evento servia de exemplo de como é possível o trabalho de parceria de diversas instituições com um objetivo só.

 

Quem também destacou as “parcerias” como fator determinante para a implantação do “Memorial Rondon”, foi o general Ricardo Augusto Costa Neves, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva. Segundo ele, “a concretização de um projeto desta natureza, onde nós cultuamos a história, as tradições do nosso povo, ela só é possível quando os parceiros se unem e dão as mãos e resolvem trabalhar pelo bem comum. Neste caso, do Memorial Marechal Rondon, a Santo Antônio Energia é um parceiro de primeira hora e é uma incentivadora da cultura e da história da nossa região”.

 

A exposição conta a vida do sertanista com projeção de documentários, fotos raras, textos e objetos usados por ele que somam mais de 400 itens. Um dos destaques é a reprodução do último posto telegráfico construído pelo marechal.

 

A exposição acontece no Centro Cultural Indígena e Memorial Rondon construído pela Santo Antônio Energia no entorno da capela de Santo Antônio. Os prédios fazem referência à organização de uma comunidade indígena. As construções são interligadas por passarelas cobertas, com acessibilidade. As edificações são climatizadas e não obstruem a vista da capela de Santo Antônio. As ações da concessionária também abrangeram obras de urbanismo, com trabalhos de pavimentação, calçamento, bancos e lixeiras.

 

A exposição Rondon, o Marechal da Paz, possui as parcerias da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Assembleia Legislativa, Governo de Rondônia, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia (Fecomércio), Fiero e Termonorte. A abertura ao público será a partir desta sexta-feira, das 10h às 16h, funcionando neste horário de terça a domingo.

plugins premium WordPress
Santo Antônio Energia
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador. Para mais informações de como a Santo Antônio Energia trata seus dados leia a nossa Política de Privacidade.