As 50 turbinas da Hidrelétrica Santo Antônio estão distribuídas em quatro Grupos Geradores, local destinado aos equipamentos eletromecânicos responsáveis pela produção de energia. Entenda:
Grupo Gerador 1
Construído na margem direita do rio, foi o primeiro a entrar em operação, com 8 unidades de turbina.
Grupo Gerador 2
Localizado na margem esquerda do rio, possui 12 turbinas.
Grupo Gerador 3
Localizado na margem esquerda do rio, possui 12 turbinas.
Grupo Gerador 4
Instalado no leito do rio, conta com 18 turbinas, sendo 6 delas exclusivas para abastecer o sistema Rondônia-Acre.
A Hidrelétrica Santo Antônio está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de uma linha de transmissão em alta tensão e de corrente contínua (de 525kV) que atravessa 5 Estados e 90 municípios (da cidade Porto Velho à cidade de Araraquara), cuja extensão totaliza 2.400 km e é considerada uma das mais longas do mundo. Tudo isso para beneficiar as cinco Regiões do Brasil.
Além disso, uma outra linha (de 230kV), é dedicada para o sistema Acre-Rondônia, aumentando a quantidade, a qualidade e a confiabilidade da energia elétrica disponível e colaborando para o aquecimento da atividade econômica na região.
Subestação de Araraquara
É por meio dela que o Sistema Interligado Nacional (SIN) recebe a energia gerada pela Hidrelétrica Santo Antônio e a redistribui para todo o país.
Sistema Acre-Rondônia
Seis turbinas da usina possuem geração dedicada para o atendimento dos dois estados, com capacidade para cerca de 40% da demanda de ambos.