Início / Santo Antônio Energia inicia segunda etapa do Plano de Ação de Emergência (PAE)

Santo Antônio Energia inicia segunda etapa do Plano de Ação de Emergência (PAE)

Ação integra plano preventivo e busca atender à lei aplicável para empresas que possuem barragens instaladas no país; A Hidrelétrica é considerada pelo órgão regulador como barragem de nível baixo de risco.

 

A Santo Antônio Energia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Velho e a Defesa Civil Municipal, inicia, em setembro, a implantação da segunda etapa do Plano de Ação de Emergência (PAE). Nesta fase, serão instaladas as sinalizações das rotas de fuga, pontos de encontro e torres de alarmes sonoros nos 12 bairros do município que estão dentro da denominada Zona de Autossalvamento (ZAS).

É importante ressaltar que a instalação desses equipamentos não está ligada a riscos na barragem da Hidrelétrica Santo Antônio, mas sim ao cumprimento de uma Lei Federal que dá ainda mais destaque à cultura prevencionista de segurança. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão regulador, classifica a barragem da usina como sendo de nível baixo de risco.

O PAE é integrado à Política Nacional de Segurança de Barragens e atende às determinações da Lei Federal 14.066/2020, que estabelece ações em relação à população que vive próxima ao empreendimento. «O PAE reforça uma cultura de prevenção que a Santo Antônio Energia sempre adotou. Por isso, a população deve ficar tranquila, estamos cumprindo a lei e tornando os processos ainda mais seguros”, esclarece o Gerente de Operação, Sérgio Taidi, coordenador do PAE na Santo Antônio Energia.

A partir do cadastramento dos moradores, foi realizado um estudo acústico e um plano técnico para determinar onde instalar as torres e desenhar as rotas. Serão instaladas 19 torres de sirenes de alerta e 273 placas sinalizadoras na ZAS. As placas terão indicações de rotas de fuga e pontos de encontro seguros. Cada uma terá um QR Code com informações e orientações de como proceder em caso de uma eventual emergência.

 

Primeira etapa: cadastramento

O cadastramento dos moradores, primeira etapa do PAE, foi um grande sucesso. Com total apoio e entendimento da população, foi possível cadastrar cerca de 90% dos imóveis. Foram 3.500 imóveis, entre residências, comércios, prédios públicos, escolas e patrimônios históricos localizados ao longo de 10 quilômetros abaixo da barragem da Hidrelétrica de Santo Antônio, em regiões de Porto Velho próximas às margens do rio Madeira.

 

Segurança da Hidrelétrica

 

 

A barragem da Santo Antônio, feita em sua maioria de concreto e aço, é muito segura e está categorizada pelo órgão regulador, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como baixo risco.

Mais de 600 instrumentos monitoram o empreendimento em tempo integral e a Santo Antônio Energia atualiza periodicamente seus processos e procedimentos para adoção das melhores práticas existentes para a segurança da barragem. A ANEEL realiza fiscalizações periódicas, atestando a qualidade da segurança de barragem e cumprimento das ações de monitoramento e procedimentos para operação segura das instalações.