Início / A Santo Antônio Energia realiza obras estruturais no Parque Nacional Mapinguari

A Santo Antônio Energia realiza obras estruturais no Parque Nacional Mapinguari

A Santo Antônio Energia concluiu recentemente a obra de recuperação da estrada de acesso à base operativa do Parque Nacional do Mapinguari sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. A obra, que é um compromisso da Companhia e a Autarquia, faz parte de uma série de ações estruturais e de apoio à esta unidade de conservação.

 

As ações de melhorias contemplaram serviços de terraplanagem e drenagem de 52 Km da estrada que dá acesso a atual base operativa, situada dentro do parque, que fica a aproximadamente 120 km de Porto Velho. Trilhas também foram implantadas para o monitoramento e uso público do parque, que é considerado uma reserva de extrema importância para a conservação da biodiversidade no bioma de cerrado inserido no meio da floresta amazônica.

 

Além disso, está em execução a construção de uma nova Sede Operacional para o ICMBio, contendo laboratórios, auditórios, alojamentos, pavilhão social com cozinha, banheiros e refeitório, com o objetivo de proporcionar um ambiente com excelentes condições para os funcionários. Uma área de camping também está sendo estruturada, no intuito de fornecer aos visitantes do parque um espaço de contato com a natureza. Para esta etapa da obra a previsão de entrega é no início do próximo ano.

 

 

“Com a entrega atual da estrada e após a conclusão das novas edificações, entendemos que o parque estará totalmente aparelhado e estruturado para que as equipes trabalhem no desenvolvimento socioambiental da região, bem como os visitantes tenham uma experiência agradável com o turismo sustentável. Esta é mais uma obra que demonstra o compromisso da Santo Antônio Energia com o meio ambiente e o investimento de proporcionar ao Instituto a fomentação para programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade, bem como em ações de educação ambiental”, explica o Diretor de Operações da usina, Dimas Maintinguer.

 

 

Outras Entregas

A Santo Antônio Energia vem apoiando o ICMBio em trabalhos internos com o fornecimento de equipes operacionais e administrativas, como também tem colaborado com trabalhos de regularização fundiária. Além disso, no ano passado, foram entregues duas caminhonetes e um quadriciclo para auxiliar nas campanhas de monitoramento e na gestão do parque.